BIB-UNESCO 2013 Albín Brunovsky Workshop

Posted on Sep 29, 2013 in Eventos | No Comments
BIB-UNESCO 2013  Albín Brunovsky Workshop

A primeira vez que eu escutei falar da Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB), foi logo quando eu entrei na faculdade de Belas Artes da UFRJ em 2002. Nunca-jamais-em-tempo-algum pensei que um dia eu iria chegar lá (onde mesmo ficaria Bratislava?), tanto pra visitar, muito menos como aluna convidada. Parecia algo muito distante… coisa de conto de fada. Só posso agradecer a minha amiga Amália Satzábal que me deu a maior força do mundo e me encorajou a tentar. E a Viera e o Mariam por me darem a oportunidade. Uma coisa é certa: a única maneira de conseguir o que se quer é trabalhando e dando a cara a tapa. Imagino que ninguém chegue muito longe choramingando com seus próprios botões.

Quem nos ministrou o workshop foi o grande ilustrador Juraj Martiška. Dono de uma simplicidade impar e um grande coração. Aprendi muito também dos meu companheiros de turma, Aileen Bahmanipour (Irã), Leonardo Mesa (Colombia), Manuel Purdía (Argentina), Martin Tsekov (Bulgária), Vendi Vernić (Croácia), Mārtiņš Zutis (Letônia) e Yadi Wu (China).

Nunca pensei tanto nas injustiças do mundo quanto quando tinha meus pensamentos na Zeina Mreyoud (Síria), que apesar de selecionada conosco, não conseguiu sair do seu país em guerra. A cada dia diziam que ela chegaria, mas ela não chegou para o curso. Menos mal que a BIB se trata de um evento feito por pessoas extremamente humanas que tiveram compaixão do absurdo que significa uma guerra e garantiram a vaga da Zeina para a próxima edição do BIB-UNESCO workshop em 2015.

Preciso dizer que sensação de estar uma semana compartilhando 24 horas do seu dia com pessoas de lugares tão distantes, com culturas tão diferentes é absurdamente enriquecedor. Foi a melhor experiência profissional da minha vida. E olha que tive experiências riquíssimas em Sàrmede e igualmente em Macerata. Fomos todos muito bem tratados, cuidados e queridos. Pintamos, desenhamos, cantamos e até nadamos. Fizemos visitas históricas, visitamos um atelier de artistas locais, fomos a uma cata de vinho. Rimos até a exaustão. Choramos a despedida. Agora sei que Bratislava é de conto de fadas.

  • BIB cartaz
  • BIB expo
  • BIB boneca girafa
  • BIB ilustras
  • BIB grupo

Leave a Reply